Seu cachorro faz xixi e cocô no lugar errado? Não é nada legal quando você chega em casa e dá de frente com aquela poça de xixi no seu tapete, ao entrar no seu quarto vê aquele presentinho em cima da sua cama e até mesmo se lembra de que não pode trocar a geladeira por uma nova pois ela é o alvo principal na sua cozinha. Pois é, uma das dúvidas mais frequentes que tenho recebido é: “como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?”.
Não se pode esfregar o focinho nas sua necessidades como xixi e cocô, ou, utilizar o jornal para fazer barulho. Não é o jeito certo para educar seu cachorro. Temos que entender porque isso acontece e entender como as necessidades fisiológicas representam para os cães.
O xixi para o filhote, tanto macho quanto fêmea, é apenas uma necessidade (assim como para nós, humanos), porém com o tempo tende a assumir um papel de marcação, coisa que acontece mesmo com os cães castrados. Cães castrados também podem fazer xixi no lugar errado. Não estou falando apenas de marcação de território, mas como um sinal de “banheiro do Toby é aqui, ou, o Toby passou por aqui”. Nas fêmeas esse comportamento também pode aparecer, o que não é muito difícil de encontrar. Assim, como qualquer tipo de comportamento, fazer ou não as necessidades no lugar certo tem a ver com o grau de incentivo que o cão recebe quando está atendendo o chamado da natureza.
Se ele for filhote, tudo o que precisa é de um incentivo certo na hora certa. Se se for adulto a receita é a mesma, porém, com uma dose a mais de paciência, afinal estamos falando de anos de maus hábitos. Acreditem quando digo que esse é um dos problemas mais simples de serem resolvidos, o que o torna complicado em alguns casos é a falta de comprometimento e paciência do tutor com o exercício.
Seguem 3 preciosas dicas para corrigir o problema:
1º Dica: Reforce apenas o que você quer, a maioria das pessoas acha que dar bronca funciona do jeito que elas esperam, mas na verdade não; a bronca é um tipo de reforço que pode se virar contra você ainda mais se for criada a assimilação “Não posso fazer perto dele, mas posso fazer escondido”, a melhor maneira de mostrar para ele que você não quer ele faça xixi e coco no lugar errado é ignorando quando ele o fizer. Não diga absolutamente nada se ele não fizer no lugar certo. Quando ele fizer onde você deseja, faça festa, cante parabéns e dê até algum tipo de agrado.
2º Dica: Deixe claro onde você quer que ele faça, de começo evite assimilações complexas como pedir que ele faça a 10 metros da sua casa. Seja claro com o que você quer incentivar. Se for para fazer no tapete higiênico, espalhe alguns pela casa e a medida que ele for assimilando o que você quer, vá retirando um por um até que sobre apenas o necessário para ele. Se for no quintal, fique com ele alguns minutos várias vezes ao dia até que ele entenda onde é para fazer e tome gosto pelo local.
3º Dica: Seja paciente e calmo na execução das duas dicas acima. Cães não aprendem nada sob pressão e muito menos sob descontrole emocional. Cuidado para não criar uma assimilação negativa com práticas como: esfregar o focinho, bater ou xingar, isso pode só piorar o caso e levar a uma coprofagia (ato de comer fezes) e fazer as necessidades onde não se deve apenas quando você não está com a tentativa de chamar a atenção.
Não se esqueça de que com machos não castrados, a frequência do xixi no lugar errado pode ser maior, por isso incentive o máximo que puder caso não queira esterilizá-lo e lembre-se que as chances de fazer onde não se deve são maiores.